HOME » NOTÍCIAS « VOLTAR
08/03/2018

SONHO DE CRIANÇA | Projeto leva inclusão de jovens às categorias de base do ASA

FONTE: Site Arasport


Com um projeto inovador para incluir jovens ao mundo da bola, o Arapiraca Futebol Clube (AFC) garante oportunidade a centenas de novos atletas que querem ingressar no mundo esportivo da bola.


Quinzenalmente o AFC, que mantém jovens atletas nas categorias de base do ASA, vem realizando testes com garotos para a categoria sub-17, no Estádio Municipal Coroacy da Mata Fonseca, o oficial campo do ASA de Arapiraca, conhecido também como Fumeirão em alusão à plantação de fumo na região, que alavancou a economia da cidade desde a década de 1970.


Na última terça-feira (31), os olheiros do AFC acompanharam o treinamento de 20 novos atletas para observar a qualidade técnica e autodidata de cada um com a finalidade de selecionar aqueles que poderão ser incluídos no projeto social do AFC.


À frente das ações, o vereador e diretor-presidente do AFC, Moisés Machado, afirmou que o projeto vai além de apenas inserir os jovens de Arapiraca e região, e até mesmo de outros estados do Nordeste na missão de transformá-los em atletas profissionais e cidadãos para a vida.


“Estamos incluindo esses jovens ao esporte e por meio do futebol estamos contribuindo para tirá-los da ociosidade e até mesmo do mundo das drogas, uma vez que a maioria mora em bairros em situação de vulnerabilidade e aqui eles aprendem princípios éticos, morais e familiares”, destacou Moisés Machado.


A comissão técnica do AFC, que acompanha a inclusão desses jovens ávidos pelo futebol, tem o professor Rivaldo Gomes, o Riva, que já jogou pelo ASA e atua há anos como professor e técnico nesse segmento esportivo.


Por outro lado, a novidade do AFC está em uma nova equipe que trabalha o desenvolvimento aliado à tecnologia para acompanhar os jovens atletas, amadores no mundo do futebol. Trata-se do grupo de analistas de desenvolvimento do clube, que analisam os atletas.


“Fazemos um parecer de cada um, como se fosse uma espécie de raio-x para que possamos avaliar a possibilidade técnica de o atleta ingressar no projeto e se tornar um jogador profissional”, avaliou o analista de desenvolvimento Clédison Santos.


Categorias de base


Oriundos do projeto de inclusão do AFC, os atletas que hoje fazem parte do elenco das categorias sub-15, sub-17 e sub-20 trabalham constantemente em treinamento e jogos amistosos para garantir reforço e apoio ao ASA de Arapiraca.


Para mantê-los no futebol de base, o diretor-presidente do AFC, Moisés Machado, tem garantido parcerias importantes com a presidência do clube arapiraquense.


Entre as ações, os jovens atletas treinam no Estádio Municipal Coroacy da Mata Fonseca e utilizam as instalações do ASA como a academia em que os atletas profissionais treinam para se prepararem para o campeonato estadual, entre outras competições.

Facebook Twitter Google Plus Todos os direitos reservados © 2018